ENTREVISTA | Mulheres no Agronegócio |
19 de maio de 2025
Thalita Gonçalves Silva é Coordenadora de Recomendações na área de Engenharia da Goiasa. Assim como tantas outras profissionais, ela escolheu construir sua carreira no agronegócio — um setor que, historicamente dominado por homens, vem sendo cada vez mais conquistado pelo protagonismo feminino.
Responsável por planejar a nutrição da cana-de-açúcar, Thalita atua na recomendação de adubos e fertilizantes que fazem toda a diferença no campo. Em entrevista, ela compartilha os desafios da profissão, a importância do equilíbrio entre trabalho e maternidade, e reforça: as mulheres têm capacidade para estar onde quiserem — dentro e fora do agro.
Quando você começou a trabalhar com o agronegócio?
Meu primeiro emprego foi aqui na Goiasa, em 2020. Então, já estou há quase cinco anos na empresa. Saí da faculdade, e pouco tempo depois consegui ingressar aqui.
Por que você optou por um curso voltado para o agro?
O agro é um dos maiores setores da economia brasileira, e vi nele a oportunidade de trabalhar com algo que transforma vidas. O agronegócio alimenta pessoas, gera energia, alimenta o mundo. Tem essa conexão com a natureza, com a sustentabilidade — e isso brilhou muito aos meus olhos.
Quais os desafios recentes que você tem enfrentado como mulher no agro?
Um dos maiores desafios ainda é vencer o preconceito. Acho que nosso principal obstáculo é mostrar que temos valor e capacidade para desempenhar qualquer função que desejarmos.
Quais são os desafios como mulher e mãe no agro?
Conciliar. Muitas vezes o trabalho exige muito de nós e sobra pouco tempo para a família. O grande desafio é equilibrar uma rotina cheia e, ao chegar em casa, conseguir oferecer um tempo de qualidade para uma “pessoinha” que depende totalmente de nós. Esse equilíbrio é essencial.
Que conselhos você daria para outras mulheres que enfrentam desafios no agro?
Que continuem firmes. Nós temos valor, temos capacidade para desempenhar qualquer função — não só no agro, mas em qualquer área. Que elas não desistam, porque temos um potencial enorme e somos plenamente capazes de realizar o que quisermos.
Últimas Notícias
Goiasa é patrocinadora oficial do Bom Jesus Esporte Clube
Apoio ao esporte e integração com a comunidade!
Ver maisARTIGO | Açúcar e etanol na economia global: tendências e desafios para o futuro
Brasil é protagonista pelo volume de produção quanto pela capacidade de inovar em eficiência e sustentabilidade
Ver maisARTIGO | Cuidar do solo é uma decisão de longo prazo
Nosso plano de cultivo foi desenvolvido com base nas particularidades do cerrado e no comportamento dos solos argilosos
Ver mais