Associação dos Trabalhadores
da Goiasa

Em 2019 foi criada a Associação de Trabalhadores da Goiasa, uma entidade sem fins lucrativos, com o objetivo de estruturar a sistemática de comércio justo dentro da Usina Goiasa, além de eleger o Comitê de Comércio Justo – CCJ para gerir os recursos e os projetos socioambientais de comércio justo. Os colaboradores da empresa não têm custos de associação e, salvo gestores, gerentes e a alta direção, possuem acesso aos benefícios ofertados independente da forma de contrato de trabalho. O ingresso é feito por meio do Termo de Adesão no momento da integração dos novos colaboradores. Clique aqui e conheça o estatuto que rege as regras da associação.

Benefícios ATG

A Associação dos Trabalhadores da Goiasa oferece Plano Odontológico aos participantes do Prêmio e aos seus dependentes (cônjuges e/ou filhos menores de idade), com excelência no atendimento de baixa complexidade ao menor custo-benefício para a ATG. Com a prevenção e o tratamento da saúde bucal, há o aumento da autoestima, do bem-estar e a melhor qualidade de vida.


A ATG também oferece Bolsas de Estudos de Cursos Técnicos para a comunidade, ampliando os conhecimentos e, consequentemente, a qualificação dos interessados. Com isso, proporcionamos crescimento profissional e pessoal, melhorando a qualidade de vida da comunidade, reduzindo índices de desemprego e pobreza e, ainda, possibilitando um contato direto com o lado prático exigido pelo mercado de trabalho.


Contamos com o projeto piloto de musicalização para crianças e adolescentes no município de Bom Jesus. Espera-se contribuir para a evolução cultural e social das crianças e adolescentes participantes do projeto, bem como entregar, ao final do ciclo, um evento que envolva a comunidade em uma apresentação artística. O objetivo é replicar este projeto nas demais comunidades circunvizinhas nos próximos anos.


Também faz parte dos benefícios proporcionados pela Associação dos Trabalhadores da Goiasa o fornecimento do Cartão Alimentação para os funcionários. Isso garante mais qualidade de vida para os beneficiários, promove melhores condições de saúde e nutrição, flexibiliza a escolha dos alimentos consumidos e ainda fomenta as atividades econômicas da região.

Comércio Justo

É uma prática comercial que contribui para o desenvolvimento sustentável, proporcionando melhores condições de empoderamento aos trabalhadores e comunidades que sejam reconhecidamente necessitadas. Estar certificado em Comércio Justo significa estar em conformidade com os princípios de Sustentabilidade, Saúde, Segurança e Responsabilidade Social. Para a Goiasa, essas certificações trazem grande diferencial de mercado, além de reafirmarem o seu comprometimento socioambiental.

CCJ – Comitê de Comércio Justo

O Comitê de Comércio Justo (CCJ) consiste no corpo diretivo da Associação com responsabilidade de elaborar, propor e acompanhar os gastos em novos projetos e em cursos, conforme Avaliação de Necessidades realizada junto dos colaboradores e o Plano de Gastos aprovado em Assembleia Geral.

Seus membros foram eleitos pelos colaboradores da Goiasa e possuem mandato de dois anos. Eles estão distribuídos entre as áreas Indústria, Agrícola, Manutenção Automotiva e Administração. Todos os colaboradores participantes da Associação têm direito a concorrer ao mandato no CCJ.

Prêmio Comércio Justo

Para cada produto certificado que é vendido, o comprador paga uma bonificação (prêmio), além do preço do produto. O total de prêmio é destinado a uma conta gerenciada por um Comitê de Comércio Justo (CCJ), que tem por objetivo o investimento desses fundos para desenvolver projetos socioambientais , conforme validados pela Associação de Trabalhadores no Plano de Gastos Anuais.