Sustentabilidade

Agir de maneira sustentável é atender as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades das futuras gerações.

Acreditamos que discutir, informar e produzir conhecimento sobre SUSTENTABILIDADE é essencial para informar e qualificar as ações que levarão à construir um mundo melhor. Com isso a Goiasa conta com:

Campanhas de Educação Ambiental: Visando dar suporte nas diversas atividades desenvolvidas pela Goiasa na produção de etanol, açúcar, cogeração de energia elétrica e ainda nas demandas do Sistema de Gestão Ambiental, sensibiliza e motiva os Colaboradores e Comunidade para agirem em defesa do Meio Ambiente.

Coleta Seletiva: Uma das principais preocupações da Empresa com o objetivo de segregar os resíduos recicláveis dos não recicláveis, minimizando os resíduos gerados, conscientizando os Colaboradores quanto à separação, reaproveitamento e reciclagem, promovendo a geração de recursos financeiros através da venda de recicláveis, a valorização e preservação do meio em que a organização está inserida e controlando a destinação final de todos os resíduos gerados no parque industrial da Goiasa.

Plano de Monitoramento Ambiental: Todos os recursos naturais e resíduos gerados é alvo de monitoramento ambiental, tais como: efluentes, a garantia da qualidade do solo, da água e do ar, o consumo e disposição adequada de resíduos e controle da fauna e flora. Diante da preocupação ambiental, a Empresa visa prover instrumentos de qualificação e quantificação dos aspectos ambientais do processo produtivo, indústria e agrícola, servindo como ferramenta para mensurar e controlar as atividades industriais que possam gerar impactos ao meio ambiente.

Reflorestamento: O desenvolvimento e o cultivo de espécies nativas da região em um viveiro com mais de mudas nativas do Cerrado que são utilizadas para reflorestamento e recomposição das matas ciliares e áreas de reservas legais, sendo plantado anualmente média de 14 mil mudas de espécies nativas dentre ipê, jacarandá, peroba, aroeira, peroba, anjico, bálsamo, copaíba, tamboriu, guapeva, caroba, cedro, barú, entre outras, reflorestando áreas próprias e de parceiros.

Aplicação de Agrotóxico e Efluente: Na lavoura, a aplicação de herbicidas e demais insumos é rigidamente controlada para não prejudicar os mananciais, sempre atendendo a legislação brasileira. As queimadas que possibilitam o corte manual está totalmente erradicada, sendo implantada a colheita mecanizada com o objetivo de diminuir a poluição do ar, aumentar a quantidade de matéria orgânica no solo, favorecendo o desenvolvimento da planta e da população de microrganismos associados ao sistema e retardar a necessidade da renovação do canavial.

Na aplicação de efluente, os mesmos são tratados de forma a não prejudicar o Meio Ambiente, como:

Vinhaça: Trata-se de um resíduo líquido da destilação que ocorre durante o processo de produção do etanol. É rica em potássio, um nutriente necessário à adubação da cana-de-açúcar. Por meio de ações rigorosamente controladas, a vinhaça é aplicada para fertirrigação, técnica de adubação que utiliza a água de irrigação para levar nutrientes ao solo cultivado.

Torta de Filtro: Gerada na clarificação do caldo de cana, a torta é rica em fósforo e matéria orgânica. Após tratamento e complementação com nutrientes, resulta num composto usado nas lavouras de cana-de-açúcar de forma a substituir a utilização de fertilizantes minerais.

Reuso da Água: As águas residuais têm sua eliminação controlada por legislação própria, sendo empregadas na irrigação, uma vez que os compostos químicos e matérias orgânicas existentes nelas são benéficos ao crescimento da cana-de-açúcar. Este trabalho visa também a economia de água potável.

Campanhas de Proteção dos Animais Silvestres: Garantir a sobrevivência da fauna silvestre é fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas em geral. A GOIASA além de preservar o habitat natural destas espécies, preocupa em resgatá-las e devolvê-las ao ambiente natural garantindo o aumento da biodiversidade do Cerrado.

Projeto Cultural

Objetivo: O Espaço Sustentável, local de aprendizado, entretenimento e conscientização ambiental reuniu mais de 500 crianças  com atividades educativas voltadas à Conscientização e Educação Ambiental.

A apresentação teatral com  uma releitura contemporânea com um rico conteúdo pedagógico para ser utilizado por todos os educadores no desenvolvimento de trabalhos pedagógicos em diversas matérias com os alunos, visando esclarecer a importância da preservação do Meio Ambiente, com atenção especial para a ÁGUA.

A apresentação de Balé Clássico composta por 38 integrantes dentre crianças e adolescentes, abordou o tema voltado ao famoso clássico infantil “Chapeuzinho Vermelho” adaptado à uma história de conscientização e educação ambiental quanto à preservação da fauna e cuidados com o meio ambiente.

Um projeto cuja participação é uma valiosa colaboração para a preservação da vida e do planeta.

Público-alvo: Crianças da rede Municipal e Particular de Ensino.